segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Para a vida

Hoje foi mais uma ida ao COI, onde minha irma Denise, que tem sido uma grande companheira, me acompanhou.

Ontem, conversando com a Fátima, madrinha do Pedro, fui percebendo o quanto estou bem, em paz e o quanto o peso nas minhas costas diminuiu! E o responsável é meu filho, que atualmente a madrinha chama de meu Granulokine emocional!

Há 8 anos, quando descobri o câncer, o meu grande desespero era o medo de deixar um filho de 18 anos, ainda em formação e sem estar pronto para a vida.
Ao longo dos anos, cada vez que levávamos um susto em relação à saúde - e já foram 5... a dor era a mesma, mas a vida foi nos mostrando como tudo se acomoda, se ajeita e a solução vai surgindo aos poucos.

E assim foi: Pedro cresceu e hoje tem uma atitude participante, envolvido com tudo, postura madura, companheiro, amigo e, realmente, fazendo parte do desenrolar do processo.

Em 2006, quando achei que, pela previsão, viveria no MÁXIMO um ano, fiz o que pude para esconder dele o fato e fiz o possível para evitar seu sofrimento anunciado.

Não me dei conta do quanto isso drenava minha energia, mas era impossível não querer protegê-lo. O amor por um filho não se explica e quem for mãe vai entender o que digo.

De um mês para cá, após a notícia de uma recaída que culminou com o recomeço da quimioterapia e com a internação, alguma coisa foi se ajeitando dentro de mim e o peso foi sumindo.
Percebi que meu filho cresceu! Está pronto para a vida!

O sofrimento que sente - naturalmente o sente -, não o derruba, não o deixa ficar negativo ou para baixo. Ele está de frente para a situação, encarando o que vier e tomando atitudes mais do que adequadas a cada momento.

Obrigada, Pedroca, eu amo muuuuuuuuuuito você e o admiro como não pode nem imaginar!

3 comentários:

  1. Tenho a felicidade de estar com o Pedro (que pra mim é Varellinha) todos os dias na Ipiranga,e confesso, não sei de onde vem tanta maturidade de um cara da minha idade. Muito orgulho do meu amigo!!

    É o que digo pra ele: torço pro meu filho ser pra mim o que o Varellinha é pra Mãezinha.

    Beijos, Grilo.

    ResponderExcluir
  2. Tenho a felicidade de estar com o Pedro (que pra mim é Varellinha) todos os dias na Ipiranga,e confesso, não sei de onde vem tanta maturidade de um cara da minha idade. Muito orgulho do meu amigo!!

    É o que digo pra ele: torço pro meu filho ser pra mim o que o Varellinha é pra Mãezinha.

    Beijos, Grilo.

    ResponderExcluir