segunda-feira, 1 de abril de 2013

Hoje estou com medo

Tenho andado tão bem, com tanta energia, me sentindo forte e saudável que não escrevo. Faço mil coisas tentando colocar em dia a vida que fica meio em adiada quando estou o oposto - cansada, mole e cheia de químio correndo por dentro.

Pedro me cobra a atualização do blog, mas não me obrigo, deixo a vontade surgir de dentro. Minha prima lindona, Lúcia, ontem me ligou para saber do sumiço e sugeriu que escrevesse exatamente isso – não tenho o que dizer.

Pois hoje de manhã me deparei com a notícia que o Alberto, marido da Sônia, cliente do Núcleo, faleceu em fevereiro com câncer de pulmão.

Ele adoeceu depois de mim, acompanhamos a evolução um do outro na maior torcida, também tomou o Tarceva e o último exame dele do qual tive notícias, estava tudo bem.

Quando vi e Sônia hoje e perguntei por ele, como fazia nos últimos anos, ela me olhou com uma expressão de tanta dor que fique paralisada. Não entendi imediatamente, mas com muita dificuldade ela disse: -“Ele se foi”. Eu levei um susto tão grande que só consegui lhe dar um abraço forte e ficamos assim por uns instantes - caladas e abraçadas.

Ele teve metástase cerebral.

Descobri que minha equipe sabia, mas fui poupada. Fiquei muito triste e com a tristeza veio o medo. Parece que a energia começa a se esvair aos poucos.

Até hoje, quando ouço uma notícia na televisão que fulano faleceu de câncer de... na hora tampo os ouvidos e solto um AHHHHHHHHHHH bem alto para não ouvir de quê. Não quero saber! Impossível não me envolver, não fazer as contas de quanto tempo levou a doença dele ou dela e de me colocar em seu lugar. Prefiro a ignorância.

Sei que não ouvir não muda o meu estado, mas evita que os pensamentos macabros me invadam. Enterro a cabeça mesmo.

Pode parecer estranho, mas tem muita gente que quando me encontra começa a contar um caso de algum parente, amigo ou conhecido que teve ou tem “a mesma coisa que você”. Não deixo nem que acabem e peço que mudem de assunto. Digo que SÓ QUERO SABER O QUE PODE DAR CERTO!

O pior é que existem os sem noção que insistem no caso, o que me obriga a pedir em português claro que não continuem, apesar de saber que falam com a melhor das intenções. Sinto muito, sei que é indelicado, mas obrigar alguém a uma escuta indesejada é cruel, mesmo que sem querer.

Não tenho o menor problema de falar do meu câncer, que conheço bem, sei como vem se comportando e o sinto íntimo e domesticado. Mas os que falam dos alheios não percebem a maldade embutida, uma necessidade pessoal. O pior é que, tenho certeza, é sempre com o intuito de ajudar!

Agradeço antecipadamente, mas dispenso.

Ainda no Núcleo estava conversando com a Tânia Salgueiro, minha administradora preferida, e pedi que me avisassem se eu começar a fazer ou falar coisas estranhas ou sem sentido. Ela me olhou séria e respondeu que na hora em que eu começar a terminar as frases ou a resolver um problema de cada vez e com calma, aí sim, será preocupante... e caiu na gargalhada.

De lá fui à loja de material de construção e à livraria Saraiva de carro. Obriguei meu corpo que já estava cansadíssimo. Vim para casa, almocei e me larguei no sofá. Foi quando reconheci o sentimento de angústia, o que vem com o medo da morte e de ver a doença evoluir.

Sei que não fico assim muito tempo e que sempre arranjo um jeito de driblar a dor e de me livrar do aperto no peito.

O que não queria é que este espaço fosse de lamento, de baixo-astral, mas que bom que existe! Só de estar sentada aqui tentando entender a dor e escrevendo já me sinto mais leve e aliviada. Vá entender a cabeça e o coração!

Quando eu sumir por alguns dias é porque estou “vivendo para fora”, num estado de fazer, realizar, encontrar e estar com gente querida – e muito feliz!

9 comentários:

  1. Bia,
    Este seu blog tem servido para mim como exemplo de coragem e amor pela vida. Tem servido para dar mais força no enfrentamento dos problemas que todos temos. De vez em quando dou uma olhada para ver se tem algo novo. Mas se quando vc não escreve é porque está bem, vou torcer muito para vc não sentir mais nenhuma necessidade de escrever aqui.
    Beijos,
    Mauro Sigilião

    ResponderExcluir
  2. Tia
    Falar das angústias as torna reais. Com isso mais assustadoras mas ao mesmo tempo, mais factíveis. Falar das angústia as coloca no lugar certo.
    Desde pequenininha vc é um modelo pra mim em muitas coisas. E hoje em dia isso é mais forte ainda! Espero poder ser metade do furacão que você é.

    Mesmo quando eu nao comento, eu to aqui lendo tudo o que vc escreve. Sou uma leitora fiel e seu blog tem 2 utilidades para mim. Uma delas é, obviamente saber noticias suas. A segunda e não menos importante, é aprender sobre vida.
    Te amo muito!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga , só pra dizer que te amo e estou aqui. Lembra do que a comadre falou : vc. é imorrivel.
    Bjs
    Sonia

    ResponderExcluir
  4. B, você é uma coisa! E esses recursos 'mudernos' são fantásticos. Que oportunidade a gente tem de ficar mais 'humana' com cada depoimento seu. Que lição de vida você tá dando em todos nós.

    Claro que dá medo. Quem não teria? Mas Bia, você é imortal, querida amiga! Mil beijos, da outra B da sociedade.

    ResponderExcluir
  5. " Só quero saber o que pode dar certo...não tenho nada a perder..."
    Bjs. queridona!

    ResponderExcluir
  6. Companheira querida,
    Tal como disse seu amigo Mauro, seus textos têm me ajudado a enfrentar meus problemas com outro olhar. Você é um exemplo de amor à vida. E se não escrever significa estar melhor e fazendo mil coisas vou torcer tb pra vc escrever só de vez em quando. E é isso Bia, proteja seus ouvidos. Se a energia da conversa não lhe fizer bem, mude o rumo dessa prosa! Eu faço o mesmo! Bjs Elvirinha

    ResponderExcluir
  7. Por favor não pare de escrever não, mesmo que para dizer um 'Oi' apenas, venha aqui, crie uma rotina, mas por favor não deixe de postar.

    Já vi alguns perfis de facebook e blogs interrompidos de gente que já se foi, então, se puder, faça uma forcinha para continuar nos atualizando, ou dizendo um 'Olá' para nós.

    Anônimo torcedor.

    ResponderExcluir
  8. Amiga,és muito corajosa em tudo que fazes,viagens..negócios...atitudes...e assim tem sido nesta fase da tua vida...so posso crer que vais longe meeeesmoooo,pois ate hoje tudo deu sempre muito certo, exatamente pela tua coragem e força de enfrentar desafios!!Mas não tenhas receio destes breves momentos de sustos...como dizia minha terapeuta,servem para ver que o fantasma tem corpo , tiramos o lençol,encaramos de frente e... tocamos o barco!!!!beijos saudosos amiga!!Marie

    ResponderExcluir
  9. Bia, você é o tipo de pessoa que marca os outros em seus encontros pela vida. Eu sou uma delas , "marcada" por você, de um jeito muito bom. Por isso , soui-lhe grata por me dar a oportunidade de estar mais perto de você, quando compartilha suas idéias e experiências, tanto neste blog como nos e-mails da turma da ERRJ,.
    Beijo, com amor, Tânia Terra

    ResponderExcluir